skip to Main Content
À MESA  | O QUE COMER PELA SAÚDE DOS OLHOS?

À MESA | O QUE COMER PELA SAÚDE DOS OLHOS?

Saiba como aquilo que come influencia a saúde dos olhos? É verdade. Fique com sugestões de alguns alimentos que pode levar para a mesa e incluir na sua dieta. Se não conseguir comer, beba. Mesmo que utilize suplementos alimentares. Tudo se complementa, tudo se combina. Importante é uma alimentação rica e variada.

Morangos, couve, batata-doce e salmão são reis quando se fala na saúde dos olhos. Mas há mais. E de acordo com os especialistas também a couve, os brócolos, os espinafres, o kiwi e as uvas são, igualmente, excelentes.
Mas porque é que estas frutas e legumes são fundamentais? Porque contêm nutriente e vitaminas essenciais. Quer para a saúde em geral, quer para a dos seus olhos que nesta altura do ano começam a estar demasiado expostos ao Sol.

O PODER DO BETACAROTENO

A couve contém betacaroteno (facilmente convertido em vitamina A (retinol)), que ajuda a proteger os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar, além de reduzir o risco de cataratas e degeneração macular. De acordo com os especialistas, cinquenta por cento da vitamina A no corpo advém da ingestão de betacaroteno, por isso é chamado de ‘pró-vitamina A’.
Outras boas fontes desses ingredientes, incluem vegetais como o nabo e espinafre, brócolos, ervilhas, e, ainda frutos como o kiwi, uvas, laranja, abacate, manga e melão.

AMIGO DA PELE

Também a batata-doce é uma boa fonte de betacaroteno, que além retardar o progresso da degeneração, ajuda a prevenir os olhos secos.
Na cenoura e na abóbora também se encontra betacaroteno, um excelente antioxidante e por isso amigo da pele. Certamente que na sua infância ouviu alguém dizer: ‘se comeres cenoura, ficas com os olhos bonitos’. Fica explicado porquê. Ainda assim, há quem goste. Se é o seu caso, opte por fazer um sumo de cenoura. Por vezes em líquido é mais fácil ingerir o que não se aprecia.

E já que se fala em olhos secos, não esquecer o salmão, rico em ómega 3 e em vitamina D. Comer bastante ácidos graxos ómega-3 pode ajudar a aliviar este problema. Se não gostar deste peixe, opte pela sardinha – e vem aí o tempo dela – ou cavala. A sardinha e a cavala ainda contêm vitamina D.

ANTIOXIDANTE

Os olhos também precisam de vitamina E, por isso deve incluir na sua dieta nozes e chia.
E se na sua dieta incluir morangos, então a sua refeição fica quase perfeita. Os morangos contêm muita vitamina C, um antioxidante que pode ajudar a diminuir o risco de cataratas.
E a propósito de antioxidantes para ajudar a saúde dos olhos, da pele e do corpo, dê um olhar pelos suplementos Suta, e veja qual deles é o mais adequado. Sendo que aconselhamos que consulte o seu especialista. Ou procure um dos nossos técnicos nas clínicas Sorria.

(Créditos:Imagem DR)  

Back To Top