Têm poucas calorias, são nutritivos e, a melhor notícia, para quem é guloso: são doces. Conheça apenas cinco dos inúmeros benefícios dos mirtilos e leve-os para a mesa. Ao pequeno-almoço, ao lanche, ao almoço…
Já foram rotulados de superalimento e há uma forte justificação para isso. O mirtilo tem um valor nutritivo elevadíssimo. É um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como as A, B, C… mas também contém sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, ácido cítrico e até açúcares. É, igualmente, um poderoso antioxidante.
De acordo com um artigo do docente Pedro Carvalho, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, o mirtilo é conhecido como “o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude, estando no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais” como os brócolos e os espinafres.
As vantagens de incluir este fruto na alimentação são numerosas, fique com 5:
1 RICO EM FIBRAS
Uma chávena cheia de mirtilos contém apenas 84 calorias, com 15 gramas de carbohidratos. Portanto, o mirtilo é baixo em calorias, mas rico em fibras, vitamina C e vitamina K.
2 ANTIOXIDANTE
Os mirtilos protegem dos radicais livres – moléculas instáveis que podem danificar as células e contribuir para o envelhecimento e o surgimento de doenças, como o cancro. Os principais compostos antioxidantes presentes nos mirtilos são os antioxidantes chamados flavonoides
3 ENVELHECIMENTO
Por serem ricos em antioxidantes, os mirtilos podem neutralizar alguns dos radicais livres que danificam o seu ADN. Ajudam a proteger contra o envelhecimento e o cancro.
4 MEMÓRIA
Os mirtilos podem ajudar a manter a função cerebral e a melhorar a memória. O stress oxidativo pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro, o que afeta negativamente a função cerebral. Os antioxidantes presentes nos mirtilos podem atuar positivamente em áreas do cérebro essenciais para a inteligência.
5 COLESTEROL
Os mirtilos são bons para o coração. Reduzem a oxidação do colesterol mau.
Os laboratórios Suta Spirulina Technology há mais de uma década que se dedicam à investigação dos benefícios da spirulina, um superalimento também com elevado poder antioxidante. Saiba mais aqui.
(Créditos: Imagem DR)