Já ouviu falar no betacaroteno? É um excelente antioxidante e amigo da pele, que facilmente se converte em vitamina A (retinol) e ajuda a proteger o tecido ocular. Fique com sugestões de alimentos e suplementos que pode incluir na sua dieta, pela saúde dos seus olhos.
Morangos, couve, batata-doce e salmão são reis quando se fala na saúde dos olhos. Mas há mais. De acordo com os especialistas também a couve, brócolos, espinafres, kiwi e as uvas são, igualmente, excelentes para a saúde ocular.
Mas porque é que estas frutas e legumes são fundamentais? Porque contêm nutrientes e vitaminas essenciais. Quer para a saúde em geral, quer para a saúde dos olhos que nesta altura do ano estão mais expostos ao Sol.
O PODER DO BETACAROTENO
A couve contém betacaroteno (facilmente convertido em vitamina A (retinol)), que ajuda a proteger os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar, além de reduzir o risco de cataratas e degeneração macular. De acordo com os especialistas, cinquenta por cento da vitamina A no corpo advém da ingestão de betacaroteno, por isso é chamado de ‘pró-vitamina A’. Também a Spirulina é rica em Betacaroteno.
Outras boas fontes de betacaroteno são os vegetais como o nabo e as ervilhas, e ainda frutos como o kiwi, uvas, laranja, abacate, manga e melão.
AMIGO DA PELE
Também a batata-doce é uma boa fonte de betacaroteno. Além de retardar o progresso da degeneração, ajuda a prevenir os olhos secos.
Na cenoura e na abóbora também se encontra betacaroteno, um excelente antioxidante e, por isso, amigo da pele. Certamente que na sua infância ouviu alguém dizer: ‘se comeres cenoura ficas com os olhos bonitos’. Está explicado porquê. Ainda assim, há quem não goste. Se é o seu caso, opte por fazer um sumo de cenoura. Por vezes em líquido é mais fácil ingerir o que não se aprecia.
E já que se fala em olhos secos, não esquecer o salmão, rico em ómega 3 e em vitamina D. Comer alimentos com ácidos graxos ómega-3 pode ajudar a aliviar este problema. Se não gostar deste peixe, opte pela sardinha – e vem aí o tempo dela – ou cavala. A sardinha e a cavala também contêm vitamina D.
ANTIOXIDANTE
Os olhos também precisam de vitamina E, por isso deve incluir na sua dieta nozes e chia.
E se na sua dieta incluir morangos, então a sua refeição fica quase perfeita. Os morangos contêm muita vitamina C, um antioxidante que pode ajudar a diminuir o risco de cataratas.
E a propósito de antioxidantes, para ajudar a saúde dos olhos, da pele e do corpo, dê um olhar pelos suplementos Suta à base de Spirulina, a microalga rica em nutrientes e um potente antioxidante, e veja qual deles é o mais adequado. Na dúvida, aconselhe-se com o seu especialista.
(Créditos:Imagem DR)