Quer fazer exercício sem danificar músculos? Então pode suplementar com Spirulina. Estudos indicam que a cianobactéria aumenta a força e a resistência muscular, graças ao seu alto teor de proteínas e aminoácidos essenciais, necessários para o crescimento muscular.
É incrível como uma microalga tem tanto poder. Diversos estudos confirmam que a Spirulina pode aumentar a resistência isométrica muscular e melhorar o desempenho atlético. Isto acontece, de acordo com os especialistas, devido ao impulso do óxido nítrico fornecido pela cianobactéria.
Refira-se que a isometria muscular é utilizada para aumentar a resistência física e desenvolver a musculatura de determinados grupos musculares. É uma técnica com eficiência comprovada, quer para desenvolvimento muscular, quer para perda de massa gorda.
A Spirulina é, igualmente, uma excelente fonte de ferro, necessária para o transporte de oxigénio e produção de energia nos músculos. Deve, contudo, ter-se em atenção que o excesso de ferro constitui uma ameaça para a saúde, tanto quanto a anemia, que acontece quando o ferro está em défice.
MAIS DESEMPENHO
Considerado que os suplementos de Spirulina têm efeitos antioxidantes e de melhoria do desempenho físico, investigadores gregos levaram a cabo um estudo que visou examinar, precisamente o efeito da suplementação com esta microalga num grupo de adultos que praticam exercício regular.
Participaram no estudo nove homens que faziam treinos moderados. Durante quatro semanas fizeram suplemento de Spirulina e durante esse tempo foi medido o desempenho de cada um durante o exercício, o quociente respiratório e ainda foram recolhidas amostras de sangue.
Registou-se que o tempo para atingirem o cansaço após a corrida de 2 horas, foi significativamente maior após a suplementação de spirulina. A ingestão de spirulina também diminuiu, significativamente, a taxa de oxidação dos carbohidratos.
AMINOÁCIDOS
A suplementação de Spirulina induziu um aumento significativo no desempenho físico, na oxidação de gordura, na concentração da glutationa (GSH) e atenuou o aumento da peroxidação lipídica (degradação oxidativa dos lípidos) induzido pelo exercício.
A glutationa é um poderoso antioxidante e desintoxicante – constituído por três aminoácidos: ácido glutâmico, cisteína e glicina. Este antioxidante protege as células contra radicais livres e melhora o sistema imunitário.
Os níveis de glutationa no corpo humano diminuem com o avançar da idade. A suplementação com l-cisteína, defendem os estudiosos, pode ajudar o corpo a produzir mais glutationa. A cisteína é um dos aminoácidos que se encontram na Spirulina.
DANOS MUSCULARES
Outros estudos comprovam a eficácia antioxidante dos fitoquímicos presentes na Spirulina, a microalga composta por moléculas funcionais como a ficocianina, o becaroteno, o tocoferol, o ácido linoleico e compostos fenólicos.
Um estudo desenvolvido por pesquisadores chineses avaliou os efeitos da suplementação de Spirulina na prevenção de danos músculo-esqueléticos e os resultados foram surpreendentes.
Participaram no estudo 16 estudantes que não praticavam desporto e que foram suplementados com Spirulina platensis durante três semanas. Observou-se que estes jovens fizeram exercício até à exaustão sem sofrerem danos musculares, graças aos benefícios antioxidantes desencadeados pelos componentes nutricionais da microalga, controlando-se assim a produção excessiva de radicais livres.
De acordo com os investigadores deste estudo, o polissacarídeo da spirulina é um dos principais componentes antifadiga bioativo e pode prolongar o tempo de duração do exercício de resistência.
Para uma maior resistência, efeito antioxidante e proteção do sistema imunitário, sugerimos os suplementos Suta Spirulina Technology.
(Créditos:Imagem DR)