Sustentabilidade Suta, Suta Blog

QUAL SUA RESPONSABILIDADE NO MUNDO? CUIDE DO PLANETA!

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu um relatório, feito por cientistas independentes, sobre o desenvolvimento sustentável para 2019. A sustentabilidade vai para além do impacto ambiental, da reciclagem de lixo e dos padrões de consumo. Um mundo sustentável começa com ações cotidianas, na preocupação com o consumo consciente e a adoção de medidas que colaboram para qualidade da saúde individual e do mundo.

Observa-se uma crescente tendência do consumidor moderno em adotar um estilo de vida mais sustentável em seu cotidiano. E essas mudanças acontecem em diferentes setores, como alimentação, vestuário e, atualmente, na indústria cosmética. Os cosméticos e produtos de higiene pessoal são usados em todo o mundo de forma regular, sendo que os ingredientes químicos empregados na maioria de suas fórmulas são liberados constantemente no ambiente. As moléculas de origem sintética e não sustentáveis presentes em cosméticos comuns caracterizam-se pelo potencial de bioacumulação, uma condição considerada ameaça aos ecossistemas e à saúde humana.

Um recente estudo (Cosmetics, 2017) forneceu uma visão geral dos ingredientes utilizados na indústria de cosméticos, considerados poluentes ambientais emergentes, como UV filtros, alguns conservantes, com destaque aos parabenos e triclosan, além de microplásticos, corantes, neutralizantes, ceras parafínicas e outros.

Por conta desse cenário, a cosmética natural vem crescendo no nicho de estética a fim de atender a população que busca opções mais sustentáveis para uso diário. Os ingredientes mais comuns dentro das formulações naturais são os óleos essenciais, extratos de plantas e, até mesmo, as algas marinhas.

A marca portuguesa Suta Spirulina Technology é dedicada à preservação do meio ambiente com a oferta de dermocosméticos naturais. Por esse motivo, desde que foi criada, a empresa contribuiu para a redução dos danos ecológicos, visto que todos os seus produtos são 100% naturais. Sua base principal é a spirulina, uma alga com alta qualidade de nutrientes que ajudam na proteção da pele. A produção da spirulina encontrada nos produtos SUTA não polui solos, águas e ar, sendo feita em estufas próprias com circuito fechado, reaproveitando recursos, principalmente, as águas.

Cada produto atende e respeita as escolhas individuais de cada pele e compromete-se com a utilização de ativos que promovem o equilíbrio, a saúde e a preservação de cada organismo. Clique aqui e saiba mais sobre os produtos da Linha de SUTA.

 

Referências

ASESSA. O Impacto Ambiental dos Cosméticos. Disponível em: https://assessa.com.br/o-impacto-ambiental-dos-cosmeticos/. Acesso em: 27 nov. 2019.

ONU. Relatório da ONU coloca Portugal entre os 30 países mais sustentáveis do mundo. Disponível em: https://observador.pt/2019/09/11/relatorio-da-onu-coloca-portugal-entre-os-30-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em: 27 nov. 2019.

JULIANO, C.; MAGRINI, G. Cosmetic Ingredients as Emerging Pollutants of Environmental and Health Concern. A Mini-Review. Cosmetics, v. 4, n. 2, 2017.