O acne é uma doença de pele muito comum. Embora seja frequentemente associada à adolescência, pode aparecer em qualquer fase da vida.
Quem nunca foi dormir e acordou no dia seguinte com uma borbulha enorme no rosto? Muitos acreditam que este crescimento acontece do dia para a noite. Porém, até que realmente apareça na pele, acontece um longo processo inflamatório.
Como sabemos que borbulhas e cravos aparecem praticamente a todas as pessoas, decidimos explicar tudo sobre este tema.
Acne: O que é e como se desenvolve?
Trata-se de uma doença muito comum conhecida por causar lesões na pele. Geralmente durante a evolução do processo, surgem sinais de vermelhidão e irritação na pele.
Em casos mais extremos, pode ocorrer o aparecimento de dores no local da inflamação.
O acne desenvolve-se devido à inflamação das glândulas sebáceas e também dos folículos pilossebáceos.
As primeiras são responsáveis por produzir um certo tipo de óleo ou sebo. Já os folículos pilossebáceos são estruturas internas das glândulas sebáceas. É através delas que ocorre o nascimento de pelos no nosso corpo.
Todo este processo desenvolve-se pelo excesso de oleosidade da pele, em conjunto com o acúmulo de bactérias.
Assim, surge a inflamação do local, onde irá aparecer a borbulha. Esta pode ser tanto externa quanto interna.
As borbulhas externas são facilmente identificáveis na pele. Já as internas surgem devido à obstrução da glândula sebácea. Dessa forma, não encontram uma saída na pele, ficando retidas internamente dentro de um cisto.
Conheça as principais causas associadas a esta doença de pele
Primeiramente, deve saber que não são apenas peles oleosas que sofrem com o acne.
Quem tem uma pele mais seca também está sujeito ao seu aparecimento. Isso ocorre porque as glândulas sebáceas aumentam a produção de óleo para compensar a falta de hidratação da pele.
Assim, há o favorecimento do local para o desenvolvimento do acne.
Entretanto, também existem outros diversos motivos que fazem esta glândula trabalhar em excesso, nomeadamente:
- Puberdade;
- Exposição exagerada ao sol;
- Tabagismo;
- Pele muito oleosa;
- Período menstrual;
- Stress crónico;
- Disfunções hormonais;
- Distúrbios de tireoide;
- Transpiração em excesso;
- Dieta rica em açúcar;
- Predisposição genética;
- Uso de medicamentos nomeadamente os corticoides;
- Utilização de cremes inadequados.
É importante mencionar que o hábito de mexer na pele e manipular essas lesões, pode aumentar a inflamação do local. Nesse sentido, corre o risco de ficar com uma cicatriz depois da borbulha desaparecer.
Como vimos, esta doença está diretamente ligada à produção de óleo em excesso pelas glândulas sebáceas e também devido à ação de bactérias. Portanto, o ideal é tomar algumas medidas que ajudem a prevenir este problema.
Deve diminuir a exposição excessiva ao sol, manter uma dieta equilibrada e o mais importante e pode usar https://sutacosmetic.com/produto/creme-desmaquilhante-linha-acneica-oleosa/
Assim, conseguirá evitar o acúmulo de sujidade e resíduos que acabam por obstruir os poros.
Já as mulheres devem ficar atentas à utilização de maquilhagem. Isso porque alguns produtos sobrecarregam a pele e acabam por contribuir para o seu aparecimento.
Agora que já percebe melhor o porquê do acne aparecer, está na altura de cuidar melhor da sua pele e mantê-la sempre limpa e saudável.