Blog, Sustentabilidade

Cosmética Natural, Orgânica e Vegan

É adepta à cosmética natural? Entenda a diferença entre cosméticos orgânicos,
vegan e cruelty-free

Não é só a indústria da moda que está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade ambiental, ao tentar criar métodos de produção que sejam amigos do ambiente. No mundo da cosmética também há esta preocupação, com a criação de alternativas cruelty free e a utilização de ingredientes biológicos e vegan.
Mas por vezes existem dúvidas na hora de escolher o cosmético que mais se adapta e esteja em sintonia com o nosso lifestyle. Os interesses recaem sobre as diferenças entre os cosméticos Naturais, Orgânicos ou Veganos.

Cosméticos Naturais e Orgânicos

Mas afinal qual é a diferença entre um cosmético natural e orgânico?
Muitas pessoas acreditam que um cosmético vegan também é natural ou orgânico, mas não é bem assim. Uma determinada marca pode usar ingredientes animais, e ser, por isso vegan, mas ter ter uma composição química e, portanto, não ser natural.
Quando dizemos que um cosmético é 100% natural significa que não possui aditivos químicos e sintéticos, ou seja, não possui nada desenvolvido em laboratórios de forma artificial, como parabenos, fragrâncias, corantes artificiais, derivados de petróleo, silicones ou outros ingredientes. No entanto o natural não é necessariamente orgânico porque pode ter uma pequena percentagem de ingredientes sintéticos na sua composição.

Por outro lado, os cosméticos orgânicos, além de terem uma fórmula natural, são livres de ingredientes geneticamente modificados ou sintéticos.
Um produto é considerado natural quando tem ingredientes com origem da natureza (embora seja possiível criar versões sintéticas de versões naturais, como a Vit E). Desta forma podemos dizer que a diferença entre os cosméticos naturais e orgânicos está basicamente focada no grau de pureza dos ingredientes. Podemos assim dizer que os cosméticos orgânicos usam apenas ingredientes
naturais, sem sintéticos na sua composição, sendo 100% orgânicas e naturais.

Cosméticos Vegan e Cruelty-free

Os termos “vegan” e “cruelty-free” não são sinónimos de “natural” ou “orgânico”. Os produtos vegan de origem natural são, hoje em dia, uma excelente opção para quem tem alergias ou outros problemas de pele. Os cosméticos vegan ou veganos são aqueles que não utilizam ingredientes de origem animal,ou derivados de animais. Por possuírem esta filosofia são cruelty-free, ou seja, também não testam os produtos em animais.
Um cosmético por ser vegan, não significa que seja natural porque pode ter conservantes sintéticos na sua composição. Muitos produtos de beleza vegan têm quimicos sintéticos na sua composição para substituir os ingredientes que sacrifiquem os animais.

Mas um produto cruelty-free é necessariamente vegan?

Não, de todo. Um produto cruelty-free significa que não fez mal aos animais e vegan quer dizer que não contém nenhum produto animal. Claro que um produto vegan éobrigatoriamente cruelty-free porque não contém nada animal.