Blog

CUIDADOS | A PELE DOS HOMENS É DIFERENTE OU É MITO?

Mito não é. A pele dos homens é, de facto, diferente da pele das mulheres. Está mais sujeita a oleosidades e a impurezas. É tudo uma questão hormonal e todo o cuidado é pouco. A médica Pascale Cardoso explica porquê.

A testosterona, a principal hormona masculina, é que tem culpa. A pele do homem tende a ser mais oleosa e mais espessa do que a da mulher, que é mais delicada. É caso para dizer que não é uma guerra de sexos, mas de hormonas. [Isto, embora a mulher também tenha testosterona, mas, como se sabe, em muito menor quantidade do que o homem.]

“A testosterona é responsável pelo maior estímulo das glândulas sebáceas”, explica Pascale Cardoso, médica especialista na prevenção do envelhecimento. E continua: “A pele dos homens é mais espessa do que a das mulheres. Aproximadamente mais vinte por cento . Eles têm uma maior produção de colagénio, o que retarda o aparecimento das rugas. Em contrapartida, os primeiros sinais de envelhecimento evoluem mais rapidamente”.

RUGAS PROFUNDAS

Por sua vez, considera ainda a especialista, nas mulheres a progesterona e o estrogénio (em condições normais) conferem à pele feminina menor “secreção sebácea e uma pele mais delicada com pelos finos e claros”.
As mulheres preocupa-se mais com as rugas e investem nos cuidados com a pele,  no entanto, as rugas dos homens são mais profundas e espessas. Isto acontece pelo facto de os músculos do rosto  masculino serem mais fortes.

Os homens têm maior número de glândulas sebáceas e a produção de sebo é, em média, duas vezes maior que nas mulheres”, explica Pascale Cardoso.

E, se por um lado a barba é uma proteção contra a radiação ultravioleta, por outro, o barbear pode provocar irritação, dermatite, descamação ou foliculite – que deixa a pele mais sensível e sujeita as infeções bacterianas.
A pele do homem contém mais fibras de colagénio e o colagénio é a maior reserva de humidade da pele, de elasticidade e firmeza. É por este motivo que as primeiras rugas da idade aparecem já depois dos trinta anos.

FRAGILIDADES

O facto de a pele do homem segregar mais gordura, é o que justifica que os homens jovens tenham mais propensão do que a mulher jovem a ter acne e imperfeições na pele.

Por tudo isto, assim como a mulher, também o homem deve hidratar a pele, protegendo-a de agressões exteriores, como a poluição, o sol e o vento.

A par de um hidratante, o homem também deve usar um protetor solar e um esfoliante. O ideal será mesmo usar regularmente um creme anti-acne.

De acordo com Pascale Cardoso, “a maior quantidade de sebo provoca oleosidade, poros dilatados, cravos e acne, com fatores agravantes, como a obesidade, tabagismo e stress”.

Alerta ainda a especialista para o facto de a produção de suor no homem ser também diferente. “Os homens têm menos glândulas apócrinas e suam duas vezes mais do que as mulheres. O PH do suor masculino é também mais ácido (com agravante em caso de anabolizante e excesso de hiperproteínas)”, adianta a médica.

Quanto aos produtos a usar, a especialista garante que embora os homens possam usar os mesmos que as mulheres, devem optar por produtos em gel, gel-creme ou sérum. Na região da barba podem escolher produtos menos agressivos.

Convém também reforçar os cuidados de higiene e manter a pele do rosto sempre limpa.

CUIDADOS

Recapitulando: é aconselhável que os homens sigam hábitos de limpeza diários.

Os laboratórios Suta Spirulina Technology criaram produtos de limpeza da pele que funcionam tanto na pele feminina como na masculina. Em todo o caso, deve consultar um especialista.

Até lá, fique com uma lista de cuidados:

1 – Fazer uma limpeza de pele facial;

2 – Barbear-se depois do duche e limpar o rosto;

3 – Usar tratamentos faciais, hidratantes, anti-rugas, contorno dos olhos para peles gordurosas;

4 – Usar protetor solar antes e depois da exposição ao sol;

5 – Para o banho, optar por produtos específicos para homem e usar desodorizante depois do banho.

Os laboratórios Suta Spirulina Technology desenvolveram uma gama de produtos preparada para as necessidades da pele masculina.

Esta gama possui uma linha anti envelhecimento para um efeito instantâneo e benefícios a longo prazo. Além de uma linha anti-acne/peles oleosas que, graças à spirulina, está preparada para cuidar e reparar as peles com estas necessidades específicas.

 

(Créditos:Imagem DR)