skip to Main Content
MENOPAUSA | O QUE FAZER PARA ME SENTIR BEM?

MENOPAUSA | O QUE FAZER PARA ME SENTIR BEM?

Chegou o momento de fazer escolhas saudáveis. Na vida e na alimentação. Comer bem e ser fisicamente ativa, ajuda a transição para a chamada’ meia-idade’. A isto junte um suplemento SUTA que ajuda a perder aquelas inestéticas gordurinhas.

 

Não há como escapar. O nosso corpo muda, o nosso humor, a nossa capacidade de resiliência… Na menopausa as mudanças são físicas e psicológicas, e nós só temos de ‘acompanhar’ esta transição da melhor maneira.
Em média, a mulher atinge a menopausa aos 51 anos, mas pode acontecer mais tarde ou mais cedo. Cada pessoa é única e é precisamente por isso que os sintomas variam de mulher para mulher.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são os suores noturnos, calores temporários, distúrbios do sono, ganho de peso ou gordurinha acumulada em redor da cintura/barriga e ainda alterações de humor.
Se for o seu caso, tenha calma. Os suores noturnos e todos estes sintomas vão-se dissipando gradualmente. E se for necessário recorrer a ajuda terapêutica, o seu especialista dirá.
Contudo, há mulheres que não têm quaisquer sintomas, apenas vêem diminuir os dias de menstruação ou percebem a sua irregularidade, até à ausência. Esta é a fase de transição mais longa, mas, mais uma vez, também depende da mulher.

PESO A MAIS

A diminuição dos níveis hormonais e o processo natural de envelhecimento leva a que a mulher ganhe alguns quilinhos extra entre os 40 e os 50 anos. Muitas mulheres perdem massa muscular e ganham gordura, a qual se acumula nas zonas já referidas.
É precisamente para combater esta gordura extra que a mulher não devem deixar de ser fisicamente ativa e de passar a ter uma dieta mais pobre em calorias.
Por isso, se já pratica desporto, ou uma qualquer atividade física, não deixe de o fazer. Mas o melhor conselho será dado pelo seu médico especialista.

A verdade é que ganhar quilos extra nunca deixa uma mulher feliz. Não só pelo aspeto estético, mas também porque há efeitos psicológicos que, por regra, se traduzem em baixa autoestima.
Mas, mais grave que tudo é que os quilos podem estar também relacionados com problemas de saúde sérios, como colesterol alto ou diabetes.
Não há milagres e por isso, quando o metabolismo é mais lento, temos de o ajudar. Agora, não se pense que se emagrece de um dia para o outro. Há todo um processo que deve ser feito e, de preferência, com a ajuda do seu especialista de referência.

CONSELHOS PRÁTICOS

Beber água é saudável para todas as pessoas, e muito mais para quem está nesta fase. A água ajuda a transportar fibra, além de hidratar e ajudar a reduzir aqueles incomodativos momentos de calor. E não esqueça que a água também está na fruta e nas verduras, que ainda contêm nutrientes essenciais à nossa saúde.
Comer bem significa incluir na sua alimentação cereais integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura e ainda todos os alimentos ricos em proteínas magras, como lentilhas e feijão. Estes alimentos contêm os nutrientes de que precisa.
Procure ter uma alimentação saudável. Pode optar pela dieta mediterrânica.
Importante é que evite alimentos condimentados.

Faça exercício. Nesta altura da vida é essencial a prática de uma atividade física. Não é necessário que vá a um ginásio, basta caminhar, subir escadas, optar pela bicicleta no lugar do automóvel. E porque não dançar? Há imensos lugares onde pode ter aulas de dança próprias para todas as idades.
Se considerar necessário ter um personal trainer para fortalecimento muscular, pelo menos duas vezes por semana, também é positivo.
Mas claro que a massa muscular perdida já não irá ganhar, mas certamente vai ajudar a diminuir a perda de minerais nos ossos que, como se sabe, é a causa da osteoporose.

Se odeia exercício físico, leve amigos ou família. Aproveite os dias de sol para melhorar a sua saúde.
Como ajuda extra pode optar pelos suplementos SUTA.

O Drenador é um suplemento que além de ser um excelente auxiliar das dietas de emagrecimento, ainda ajuda a regular o sono e o humor.
Enquanto o Termolipo ajuda a combater o excesso de gordura corporal.

 

(Créditos:Imagem DR)  

Back To Top