Saúde

O PODER DA VITAMINA C

A vitamina C , também conhecida como ácido ascórbico , é uma vitamina que não é pelo organismo e não pode ser armazenada no corpo, o que faz com que haja um consumo cada vez maior através da alimentação ou suplementação. 

 

A vitamina C , além de trazer muitos benefícios para a saúde , nos últimos anos ganhou um grande destaque na área da cosmética, uma vez que é considerada como uma aliada da beleza da pele – o que se deve especialmente ao seu grande potencial antioxidante .

 

Funções no organismo

A vitamina C atua como antioxidante , ajudando a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres que se formam no nosso organismo ou podem ter origem no meio ambiente (fumo dos cigarros, atmosférica, luz ultravioleta emitida pelo sol, etc.) .

Esta vitamina também necessária para a produção de colagénio (uma proteína importante para tendões, ligamentos, cartilagem, vaso sanguíneos, pele, gengivas, dentes, etc.), L-carnitina e certos neurotransmissores, para o funcionamento normal do sistema imunitário e para a cicatrização de feridas .

A ingestão de vitamina C contribui para o metabolismo normal produtora de energia . O cansaço e a fadiga, está envolvida no funcionamento do sistema nervoso, na regeneração da forma reduzida da vitamina E promove o aumento da absorção de ferro.

Benefícios da vitamina C

  • Prevenção contra os radicais livres : graças ao seu poder antioxidante , protege o nosso corpo dos radicais livres, responsável por causar danos às células favorecendo o desenvolvimento de doenças.
  • Reforça o sistema imunitário : uma vitamina C contribui para a prevenção de gripes e infecções no geral, uma vez que fortalece o sistema imunitário .
  • Ajuda na absorção do ferro:  recomendada para a prevenção da anemia, a vitamina C auxilia e acelera a absorção do ferro no intestino, sintomas como fraqueza, cansaço e queda de cabelo.
  • Aliada perfeita na beleza:  uma vitamina C participa em diversos processos do nosso metabolismo, entre eles na formação do colagénio, existente em praticamente todos os tecidos do corpo humano (pele, cartilagem e ossos, por exemplo). Para além disso tem um papel fundamental no tratamento contra o envelhecimento e no processo de cicatrização. Esta é uma vitamina com um poderoso poder antioxidante natural que protege a pele dos danos dos raios UV, aumenta a cicatrização e a produção de colagénio.
  • Aliada na perda de peso:   os alimentos ricos em vitamina C fazem parte das dietas de emagrecimento. Esta vitamina é bastante usada nos programas de emagrecimento graças ao seu potencial antiinflamatório e antioxidante, trazendo vantagens também para a prevenção de doenças cardiovasculares, entre outras. 
  • Vitamina C para o rosto: uma vitamina C faz parte da composição de muitos produtos de beleza, especialmente nos médicos à beleza do rosto. Não é por acaso, uma vez que possui rejuvenescedores e antirrugas.Outro benefício da vitamina C para a pele é a hidratação. Um dos derivados da vitamina C, o ascorbil fosfato de magnésio, impede a perda de água da barreira natural da pele graças às suas propriedades hidratantes. Ou seja, é ideal para manter um rosto luminosa e revitalizada. 

 

Com tantos benefícios, é fácil percebermos porque é que os alimentos ricos em vitamina C devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

É interessante sabermos que a maioria dos animais e plantas sintetiza a vitamina C para se proteger dos UV. Já os seres humanos, não são capazes de produziri-la, o que torna necessária a ingestão alimentar desta vitamina, especialmente através do consumo de frutas cítricas e vegetais folhosos.

Vitamina C Suplemento Alimentar SUTA https://sutacosmetic.com/produto/vitamina-c-2/