Blog

RELAXAR | PRECISA DE ACALMAR? PREPARE UM CHÁ CASEIRO

Sente-se ansiosa/o, anda cansada, tem insónias e por vezes ‘ataques de pânico’ que lhe causam comichão na pele do rosto? Então precisa de relaxar. Faça uma pausa e saiba que ervas podem ajudar a sua mente e a sua pele.

Faça uma pausa. Longa. Desligue o telemóvel por umas horas. Pegue numa folha de papel e comece a anotar algumas plantas que podem ajudar a sua ansiedade, ajudar a acalmar-se. Depois entre na cozinha e prepare uma infusão/chá calmante. Opte por ervas naturais e ferva-as ao lume.

Olhe para este momento como um retorno à infância, quando a sua avó lhe preparava aquele chá maravilhoso para travar a sua hiperatividade. Uma boa desculpa para ficar à conversa pela tarde fora. E que saudades desses ‘remédios caseiros’, não é?!
Então, vamos recuperá-los.

CAMOMILA

É uma das melhores ervas para promover o relaxamento e combater o stress. Os efeitos sedativos moderados da camomila ajudam a a reduzir a ansiedade, uma vez que os seus vapores se dirigem diretamente para os recetores olfativos do cérebro.

Estudos provaram que a camomila reduziu significativamente os sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada leve a moderada.

MARACUJÁ

Outras pesquisas indicam que o maracujá aumenta o ácido gama- aminobutírico (GABA),  um neurotransmissor com importante papel na regulação da excitabilidade neuronal ao longo do sistema nervoso, o que faz com se sinta mais relaxada.
Num estudo publicado no Iranian Journal of Psychiatry, em 2016, descobriu-se que o maracujá complementava o efeito de um medicamento para o transtorno de ansiedade generalizada.

ERVA-CIDREIRA

Esta é a erva ideal para tratar insónias e ansiedade. A erva-cidreira tem um efeito sedativo leve. No entanto, convém não abusar. O excesso de erva-cidreira pode aumentar a ansiedade.

RADIOLA

Há centenas de anos que a radiola é usada para reduzir o stress. É capaz de melhorar a função cerebral, combater a depressão e reduzir a ansiedade. Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, em 2008, descobriu que a radiola melhorou significativamente os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada.

SPIRULINA

O stress e a ansiedade prejudicam também a sua pele, por isso, os laboratórios Suta Spirulina Technology criaram uma gama de produtos à base de spirulina que ajudam a acalmar a pele irritada alvo destes estados de espírito.

A gama de cuidados para Pele Sensível é a aconselhada. Em caso de uma irritação profunda, consulte o seu médico especialista.

(Créditos:Imagem DR )