Blog

SAÚDE | TEM PELE SENSÍVEL? SAIBA O QUE FAZER

Suspeita que tem a pele sensível, mas não sabe reconhecer os sinais. Sente ardor, comichão e a pele áspera? Então pode estar certa(o) que é esse o diagnóstico. Saiba o que fazer.

A pele pode tornar-se sensível por inúmeras razões e em qualquer altura da vida, da infância à idade madura. Porque é que isso acontece? De acordo com os especialistas, a sensibilidade ocorre quando a barreira protetora é comprometida, fazendo com que a pele fique permeável às agressões de fatores externos, como bactérias e substâncias.

Os sintomas podem aparecer em qualquer parte do rosto, corpo e até no couro cabeludo. Estamos a falar de descamações e inchaços incomodativos, a ponto de afetarem o nosso quotidiano, pelo desconforto que causam.

Estas ocorrências podem surgir por surtos ou de forma continuada e evoluir.

TOXICIDADE

A pele sensível seca, por exemplo, é imprevisível, pelo que na maioria dos casos, a solução aponta mais para medidas de prevenção do que de cura. Ou seja, minimizar as causas.

Já aqui falámos que a pele tem uma barreira protetora, um escudo que protege o nosso corpo da entrada de substâncias nocivas, mantendo-a hidratada. É isto que mantém a firmeza e elasticidade da pele. Mas há um limite.

STRESS

Se por um lado conseguimos protegê-la minimamente de alguns fatores exteriores, como a poluição, por outro pode haver resistência dos fatores internos e que se tornam tóxicos para a nossa pele.
O stress é um bom exemplo. Ou seja, podemos prevenir, com proteção adequada, os danos dos fatores externos, mas o stress – um processo interno – prejudica e enfraquece as defesas naturais.

RECUPERAR A PELE

Há ainda a considerar a pele seca sensível que pode ser desencadeada por mudanças físicas, como o envelhecimento, ou a gravidez.

Os especialistas acreditam que pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem ajudar a restaurar a barreira protetora da pele. E, na realidade, pesquisas confirmaram que uma alimentação rica em vitamina C e em antioxidantes e pobre em gorduras saturadas e carbohidratos, pode ajudar a recuperar a pele, conferindo-lhe um aspeto mais saudável.

Está também provado que a prática de exercícios de relaxamento, ajudam a reduzir o stress. E isso reflete-se na pele.

Aconselha-se que procure um nutricionista e um técnico habilitado que avalie o seu estado de pele e programe uma rotina de cuidados de hidratação.Escolher os produtos certos, começando pela limpeza de pele, é fundamental.

 

A gama peles sensíveis Suta Spirulina Technology dá resposta para esta necessidade de pele. Com elevado teor de vitamina A, vitaminas do complexo B, Ferro e Cálcio, estes produtos eliminam os radicais livres e combatem a anti oxidação da pele, devolvendo-lhe um aspeto saudável.

(Créditos:Imagem DR )