Blog

SUPER ALGA | SABE O QUE É A SPIRULINA?

Já imaginou uma planta que fornece a maior parte da proteína que precisa para a sua saúde? Ela existe, chama-se Spirulina e é considerada um superalimento, um exímio antioxidante, com uma capacidade incrível na prevenção da doença.

Pode ser difícil de imaginar que uma alga tão simples e tantas vezes confundida com a Chorella, tenha tanto poder e seja mesmo considerada uma fonte de alimento sustentável.

A Spirulina, uma alga de água doce e salgada, azul-verde, ao contrário da maioria das plantas, é capaz de resistir a variações extremas de temperatura, por isso é considerada um superalimento.

Em 1993, a Organização Mundial de Saúde considerou que a spirulina, por ser rica em ferro e proteína, pode ser recomendada para crianças desnutridas sem qualquer risco.

VALOR NUTRICIONAL

A spirulina é, tecnicamente, um tipo de cianobactéria. Ao contrário de outras bactérias, as cianobactérias têm clorofila e usam o Sol como fonte de energia, da mesma forma que as plantas e as algas.

Uma das características especiais da spirulina é o seu teor rico em proteína. De acordo com os especialistas, é cerca de 50 a 70 por cento de proteína em peso. Esta alga é, portanto, bem mais rica em proteína do que a carne vermelha, que é cerca de 27 por cento.

Uma boa notícia para quem não é grande apreciador de carne e/ou prefere apostar numa alimentação mais saudável. Faça as contas, porque não é tudo. Esta alga tão especial contém ainda carbohidratos, 18 diferentes aminoácidos, incluindo aminoácidos essenciais e 10 a 12 aminoácidos não essenciais.

MAS O QUE TORNA A SPIRULINA TÃO BOA?

De acordo com a naturopata e nutricionista norte-americana Jaime Schehr, a spirulina pode ser um ótimo complemento para uma dieta vegan, considerando o ferro e a vitamina B12 que podem ser naturalmente baixos nessas dietas.

“A spirulina não só tem quantidades elevadas de muitos micronutrientes, como ainda contém aminoácidos, que são componentes importantes de proteínas necessárias para o crescimento e reparação em nossos corpos”, explica a especialista.

Mas a composição desta alga é muito mais rica, já que também é composta por vitaminas e minerais, incluindo vitaminas B e vitamina K, cálcio, ferro, magnésio, selénio, manganés, potássio, zinco, iodo, compostos de metalotioneína, clorofila e carotenóides antioxidantes e um Ácido gama-linolénico (GLA) – um ácido graxo (gordo) importante para o coração e articulações.

O magnésio, dizem os estudos, desempenha um papel crucial na regulação da função muscular e dos nervos, nos níveis de açúcar no sangue e na pressão sanguínea do corpo, além de produzir proteínas, ossos e DNA.

O potássio, que é um tipo de eletrólito, ajuda na função nervosa , na contração muscular e regula o batimento cardíaco.

ESPINAFRES, SPIRULINA E AMORAS

As potencialidades desta alga parecem não ter fim. Estudos mostraram que  uma combinação de spirulina, espinafres e amoras leva a “uma redução significativa no volume de infarto no córtex cerebral e a um aumento na atividade locomotora pós-AVC” .

O stress oxidativo é uma das principais fontes de inflamação no cérebro, o que pode levar a distúrbios neurodegenerativos como  Alzheimer e Parkinson.

O segredo está na ficocianina que se encontra na spirulina e a qual pode reduzir o risco para estas doenças do foro cerebral relacionadas com a idade.

Portanto, e de acordo com as pesquisas, as dietas enriquecidas com spirulina podem reverter a inflamação que leva às doenças degenerativas do cérebro.

Dados recentes indicam que, por hora, três portugueses sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC), um dos quais não sobrevive e, dos restantes, metade ficará com sequelas incapacitantes para o resto da sua vida.

 

Os laboratórios Suta Spirulina Technology há mais de uma década que se dedicam à investigação dos benefícios desta alguma azul-verde, tendo já no mercado suplementos à base de Spirulina com benefícios comprovados. A par dos suplementos, todos os seus produtos de dermocosmética têm por base esta super alga.

 

Sugestões:

termolipo

ácido

 

 VEJA OS NOSSOS PRODUTOS

 

(Créditos: Imagem DR/SUTA)