Blog

SUPERALIMENTOS | 3 ALIADOS DA SAÚDE E BELEZA

Hoje vamos falar de três superalimentos: spirulina, chia e beterraba. São poderosos aliados da sua saúde. Leve-os para a mesa, pois fornecem ao seu organismo muito do que ele precisa para se sentir ainda mais saudável.

Em suplemento diário ou ao natural, como parte integrante das suas refeições, estes superalimentos devem ser considerados para bem da sua saúde.

Comecemos pela Spirulina, a microalga é incrivelmente rica em proteínas, além de ser uma grande fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e vários outros nutrientes . Devido ao seu alto teor de ferro é recomendada para vegetarianos.

A Spirulina é um excelente aliado para a perda de peso, ajudando a queimar gordura durante o exercício. Por isso é que a marca Suta Spirulina Technology a resgatou colocando-a num suplemento –Termolipo – que emagrece, mesmo sem esforço físico.

SPIRULINA NUTRITIVA

É um grande superalimento a ser considerado, pois entre os seus inúmeros benefícios, ajuda o organismo a eliminar o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão.
O nutricionista e dietista australiano Joe Leech recomenda uma dose diária de 1 a 3 gramas, mas indica que se pode tomar até 10 gramas, com a devida orientação do seu especialista.

O dietista explica que uma única colher de sopa (7 gramas) de pó de spirulina seco contém:

– Proteína: 4 gramas
– Vitamina B1 (tiamina): 11% da ingestão diária recomendada (RDA*)
– Vitamina B2 (riboflavina): 15% da RDA
– Vitamina B3 (niacina): 4% da RDA
– Cobre: 21% da RDA
– Ferro: 11% da RDA

“A Spirulina pode ser o alimento mais nutritivo do Planeta”, considera o especialista.

Como o seu sabor salgado pode não ser muito agradável, a alternativa passa pela versão em comprimido.

BETERRABA PARA O SANGUE

A beterraba, por sua vez, é especialmente eficiente para manter o sangue limpo e ajudar o fígado e os rins, dois dos nossos sistemas de filtragem naturais. Contém a betaína, um nutriente importante para a prevenção de doenças crónicas.

Muito popular entre russos, polacos e ucranianos, a beterraba tem provado que ajuda na proteção de órgãos internos e pode ser levado para a mesa de diversas maneiras. Para quem não se importa do seu sabor a ‘terra’ sugere-se uma salada de verão, bem regada de azeite e temperada com sal. Em opção, faça-se um batido de beterraba a que se pode juntar banana, rica em fibras.

CHIA AMIGÁVEL

Já as sementes de chia, que nos últimos anos se tornaram quase uma moda da cozinha saudável, são fonte elevada de antioxidantes, excelentes no combate à produção de radicais livres, que podem danificar as moléculas de nossas células, levando ao envelhecimento e a doenças como o cancro.

As sementes de chia também contêm uma boa dose de proteínas e aminoácidos essenciais e ainda têm cálcio, Há nutricionistas que defendem que este é o nutriente mais amigável na dieta.
Há inúmeros pratos em que se pode incluir chia. Para quem o sabor não é o mais agradável, sugere-se umas pitadas da semente num iogurte.

Três superalimentos que pode incluir na sua dieta para se sentir ainda mais saudável.

(Créditos:Imagem DR)